18 de outubro de 2016

Udo e suas ligações com o PT

O atual prefeito de Joinville, Udo Döhler, concorre à reeleição e tem um discurso que aposta na 'responsabilidade com o dinheiro público', o que é até interessante. O que pouca gente sabe, no entanto, é a ligação que o mesmo Udo possui com o Partido dos Trabalhadores, justamente aquele que não deu a mínima para a responsabilidade fiscal e que atolou o país em uma crise devastadora.

Uma das coisas que pouca gente conhece sobre Udo, especialmente pelo fato de ele ter vendido a imagem de empresário sem relação com a política, é que o mesmo foi filiado ao PL - posteriormente PR - desde 1989 até 2011, quando então foi para o PMDB. Para começar, dizer que Udo nunca tinha sido político antes de ser prefeito é por si só uma enorme mentira. Toda sua atuação no meio empresarial visou interesses políticos desde sempre.

Para se ter uma ideia, Udo teve parte de sua carreira ligada a ABIT, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil. Curiosamente, outra figura proeminente no cenário nacional que também foi membro de valor na ABIT se chamava José Alencar, aquele que foi vice-presidente de Lula em seus dois mantados. Alencar, entre 2002 e 2005 esteve no mesmo partido de Udo Döhler, o PR (que na época ainda se chamava PL).

A ABIT é uma dessas entidades que faz lobby no Congresso e nas Assembleias Legislativas em todo o país, sempre a fim de obter algum tipo de vantagem econômica. As políticas adotadas por Lula em seu primeiro mandato beneficiaram e muito estes setores, e empresas como a Döhler saíram no lucro com as mesmas medidas que, anos depois, trouxeram a crise para a população.

Claro, nada disso prova que Udo tenha uma conexão com o PT. A despeito do fato de que ele nunca tenha feito críticas contundentes ao partido, há ainda um fator que considero mais grave e que poucos sabem ou lembram: em 2010, Udo foi cogitado para ser vice de Ideli Salvatti (PT), quando a mesma queria ser candidata ao governo estadual. Sim, é exatamente isso que você leu. Udo Döhler queria ser vice-governador na chapa de Ideli Salvatti. Na ocasião, ele ainda estava no PR.


No fim, acabou não dando certo. O vice de Ideli foi Guido Bretzke, também do PR e também empresário. No entanto, a relação de Udo Döhler e Ideli Salvatti parece ser bem profunda. Há mais fotos deles juntos do que fotos dela com Carlito Merss, como você pode notar:


A imagem acima mostra Udo com parte da cúpula regional do PT. Além de Ideli, também estão Carlito Merss e o ex-vereador Marquinhos, do PT.

Ideli é de longe uma das piores figuras dentro do PT de Santa Catarina. Inclusive, quando senadora, todo o esforço da petista foi atuar na defesa de Lula no Congresso.

O PR, partido no qual Udo Döhler estava na época, apoiou fortemente a candidatura de Dilma Rousseff em 2010, e quando surgiu a possibilidade de Udo sair como vice na chapa de Ideli, o próprio José Alencar, que era amigo pessoal de Udo devido ao ramo da indústria têxtil, chegou a ligar para o atual prefeito de Joinville a fim de verificar se ele realmente tinha interesse. Na ocasião Alencar já estava no PRB, mas ainda era o vice-presidente do país.

O ex-governador, ex-prefeito de Joinville e ex-senador Luiz Henrique, agora falecido, também apoiou o PT aqui no estado. Verdade seja dita, sem a ajuda do Partido dos Trabalhadores ele nem mesmo teria conseguido se eleger governador em 2002, quando a legenda estava em altíssima popularidade.

Udo pode até tentar vender essa imagem de empresário responsável, de "não-político", mas a verdade é que seu rabo é preso. Não é por acaso que o mesmo raramente tenha feito qualquer crítica ao PT e sua gestão desastrosa. Em breve farei outro artigo a respeito de Udo, trazendo mais informações a seu respeito. No momento, sua ligação direta com o PT é comprovada, e não estamos falando de uma aliança lá de 2002, falamos de uma aliança recente, pós-Mensalão e até mesmo pós-Petrolão, se considerarmos que o seu partido apoiou Dilma Rousseff até o final do ano passado.

FONTES:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/01/luiz-henrique-recebe-apoio-de-seis-partidos-e-diz-ter-45-votos-no-senado.html

http://noticias.uol.com.br/inter/reuters/2002/10/28/ult27u27950.jhtm

http://noticias.uol.com.br/inter/reuters/2002/10/28/ult27u27950.jhtm

http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2014/12/senador-luiz-henrique-da-silveira-avalia-dilma-colombo-udo-e-a-si-mesmo-4662741.html

http://www.gazetadejoinville.com.br/wp/?p=7661

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/02/20/dilma-ja-tem-7-partidos-em-sua-alianca/

http://vermelho.org.br/noticia/117512-1

http://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/ala-petista-liderada-por-tarso-apoia-dilma-para-2010/

http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2010/02/empresario-pode-ser-vice-na-chapa-formada-pelo-pt-para-concorrer-ao-governo-de-santa-catarina-2801468.html

http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2010/06/candidatura-de-ideli-salvatti-e-oficializada-pelo-pt-2956358.html