8 de julho de 2016

Rodrito Janot dorme armado, mas você não pode

Em matéria publicada hoje pelo Jornalivre, Bene Barbosa, ativista pró-armas e líder do Movimento Viva Brasil, questiona a legitimidade do desarmamento civil diante do fato de o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, ter afirmado que dorme com uma pistola ao lado de sua cama e três carregadores cheios. A matéria, citando Bene, lembra ainda que Janot deu apoio em uma nota técnica ao desarmamento, se posicionando contra a aprovação da PL 3722/12, do Rogério Peninha, que pretende revogar parte do Estatuto do Desarmamento.

Não custa lembrar, aliás, que o PGR tem um salário altíssimo, sendo provavelmente uma pessoa de classe alta e com muita estabilidade financeira. Diferente da maioria dos brasileiros, ele pode contratar seguranças privados, instalar sistemas de monitoramento em sua casa, morar em condomínio fechado e andar por aí de carro blindado. Eu, você, o seu pai ou a sua vizinha não temos essa mesma possibilidade, de modo que comprar uma arma seria de longe o caminho mais barato e viável para se ter o mínimo de segurança.

Claro, não é a primeira vez que isso acontece. A apresentadora Angélica e seu marido, Luciano Huck, também se posicionam a favor do desarmamento, apesar de andarem cercados de seguranças armados. É o mesmo caso de diversos deputados federais, da presidente Dilma e do ex-presidente Lula.

A arma que Janot diz usar, a propósito, é de calibre restrito das forças armadas. Até policiais são impedidos de usá-la.