3 de julho de 2016

Lula receberá 'honoris causa' na URCA - Honra pelo quê?

No próximo dia 12 de julho, o ex-presidente Lula estará no Ceará para cumprir a agenda da pré-campanha eleitoral, e consta a informação de que receberá um título honoris causa nesta data. A notícia foi veiculada no jornal O Povo, e aparentemente é uma informação confirmada pela própria cúpula do partido.

Para quem não sabe, o título honoris causa, traduzindo ao pé da letra, significa "por causa de honra", e ele normalmente é dado a pessoas que cumpriram importante papel social, exercendo algum tipo de atividade proeminente ou realizando algum feito notório.

O estranho é que este tipo de honra é concedida, normalmente, a quem fez coisas positivas, não a quem se tornou proeminente por roubalheira e comentários maldosos e preconceituosos sobre seus próprios colegas. Esta, aliás, não será a primeira vez em que Lula recebe homenagem do tipo. Por incrível que pareça, o larápio que se tornou um dos maiores estelionatários do mundo é um dos homens mais premiados com honrarias do tipo. Talvez isso nos diga muito sobre as pessoas que escolhem a quem homenagear também.

No Brasil, aparentemente, homenagear políticos com honrarias já é costume, e isso vale para qualquer um. O único ex-presidente que não recebeu estes títulos foi Fernando Collor, mas todos os demais receberam, e Lula é quem lidera a lista. O que se pode concluir disso é que uma pequena parte do Brasil, infelizmente a parte que controla o país quase inteiro, realmente tem certo apreço pela bandidagem.