27 de junho de 2016

Folha usa vídeo trivial para denegrir Janaína Paschoal

No último sábado a Folha de São Paulo, empresa que faz publicidade para movimentos de esquerda e para o PT, publicou uma manchete ultra sensacionalista que dizia: "Supla é tietado por autora de pedido de impeachment e não a reconhece." O próprio corpo da matéria não condiz com o vídeo que levou o publicitário da Folha a escrevê-la, e também não corrobora seu título. Segue um trecho:
"Janaína Paschoal, autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, é fã do roqueiro Supla, filho da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) e do ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP). 

A advogada foi flagrada tietando Supla no lançamento do livro "Supla - Crônicas e Fotos do Charada Brasileiro", nesta semana, em Brasília. A obra marca os 30 anos de carreira do canto." [Destaques meus]
Note que a matéria diz que a doutora Janaína Paschoal foi flagrada tietando Supla, só que o vídeo não mostra tietagem alguma. Tudo o que se pode ver é uma fã falando com seu ídolo, uma conversa totalmente trivial.

A propaganda anti-Janaína continua:
"O momento em que Janaína pede autógrafo a Supla foi registrado por uma câmera de celular, e o vídeo agora circula pelas redes sociais.


Procurado pelo "F5", Supla diz que reconheceu Janaína como uma figura pública, mas não sabia que era ela autora do pedido de impeachment."
Aqui, mais uma mentira. O tal vídeo não "circulou pelas redes sociais" tal como sugere o publicitário. Na realidade ele teve, até o presente momento, míseras 25 mil visualizações no Youtube que são em sua maioria posteriores a publicação da Folha. Além disso, não há absolutamente problema nenhum em Supla não tê-la reconhecido como a autora do pedido de Impeachment. O playboy mesmo disse que não acompanha política porque não tem paciência para isso. 

O vídeo é em si banal. Mostra uma pessoa conversando com outra. O rockeiro não trata Janaína com escárnio ou com desdém como sugere o título da propaganda da Folha. Fato é que a verdade simplesmente não condiz com o que foi escrito pelo publicitário Felipe Giacomelli.

Enfim, veja com seus próprios olhos:


Uma curiosidade foi um dos comentários postados na propaganda da Folha. O indivíduo comentou o seguinte:

"Pequena decepção. Adoro JANAINA PASCHOAL pela mulher que é pela sua inteligência pela sua competência mas como uma mulher tão especial com ela é... fã de Supla.??? Que nem a reconhece quando a tem por perto eu reconheceria JANAINA ate na multidão eu ia querer um autografo dela ela faz a historia hoje no pais. Um cara ridículo que não percebe que já não e mais um rapazola pra se vestir e se apresentar como um palhaço como se apresenta e seu linguajar cheio de gírias insuportável."
O autor do comentário assina como "Mestre D'armas". Aparentemente a única decepção é mesmo o fato de Janaína ser fã do Supla, talvez o primeiro defeito seu que se tornou público. E, é claro, como vocês devem ter notado este vídeo está editado. A versão completa está aqui Tem até fãs do Supla pedindo para tirar foto com Janaína.