15 de fevereiro de 2016

Por que ainda existem socialistas?

Todo mundo - sim, todo mundo - sabe que o socialismo, aquele da teoria econômica perfeita que melhoraria a vida da classe operária, fracassou na projeção de seu intento teórico. A economia socialista é sem dúvida nenhuma um disparate impossível de funcionar e a história bem o prova.

O engano, entretanto, é acreditar que os socialistas - do passado e do presente - realmente tenham como intenção fazer esse sistema dar certo (considere que o "certo" seja aquilo que é bom para todos, conforme a proposta teórica). A teoria econômica socialista é falha em seus fundamentos e a prática já mostrou que ela não funciona. Só uma quantidade pequena de pessoas leigas é que ainda acha isso possível, mas as classes que comandam esses movimentos socialistas não são estúpidas. Pelo contrário! Elas são compostas por pessoas com conhecimento e estudo, muitas vezes gente inteligente, porém mal intencionada. A ideia de que o socialismo é utópico também é outra que passa longe da realidade. Uma utopia é algo bom que não é possível de acontecer ou que não nos é tangível. O socialismo, ainda que só na teoria, não é bom, ele é essencialmente perverso e tudo o que aconteceu nas tentativas de pô-lo em prática são os frutos diretos e intrínsecos à ideologia em si.

Sendo assim, o socialismo é na realidade uma distopia. E como toda distopia, pode até não ser agradável ou não ser justa - e não é. Mas está longe de "não funcionar." Economicamente, a teoria socialista pode ter falhado como proposta de melhoria da sociedade, todavia ainda é extremamente vantajosa para quem controla esses regimes ou os grupos que lutam por eles. O fato de ainda existirem socialistas não é meramente a ignorância de uns e outros, e sim a existência de muitas pessoas espertas lucrando direta e indiretamente com isso.

O indivíduo que defende ideias socialistas ortodoxas no luxo de seu iate, andando de picape por aí, vivendo uma vida abastada enquanto os seus próprios seguidores morrem de fome, obviamente não é um idiota que não entende de economia. Ele é, na melhor das hipóteses, um hipócrita, e na pior podemos dizer que ele seja um criminoso oportunista. A defesa moral do socialismo é perdoável em adolescentes, pois eles têm sonhos e são geralmente precipitados, muitas vezes são até burros. Qualquer adulto que defenda estas ideias não é nem de longe um inocente, é alguém que, pouco ou muito, está ganhando algo com isso.

Quem professa injúrias contra a classe média ganhando alguns milhares de reais numa universidade pública, trabalhando claramente em defesa do governo, jamais pode ser chamado de estúpido ou de ignorante. Esse tipo de pessoa é desonesta até a medula. O indivíduo que lidera o Movimento Sem Terra mas possui carros que custam o preço de uma casa certamente também não é bobo.

O socialismo pode até ter fracassado como modelo de sociedade ou como a economia ideal que diz ser, mas politicamente ainda é uma ideologia lucrativa para muita gente. E em maior ou menor grau, quase todos os seus defensores estão de algum modo sendo literalmente pagos para isso. É por isso que ainda existem socialistas.